Embraer
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A sexta-feira (3) começou agitada no noticiário corporativo da B3, com anúncios de companhias de diferentes setores. Embraer, Natura e Marisa divulgaram comunicados relevantes ao mercado, enquanto SLC Agrícola atualizou projeções, a Santos Brasil concluiu sua saída da bolsa e a GPS anunciou aquisição no segmento de serviços.

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No setor aéreo, a Embraer (EMBR3) informou ter entregue 62 aeronaves no terceiro trimestre de 2025, número 5% superior ao do mesmo período do ano passado. O resultado reforça o desempenho da linha Phenom 300, com 20 unidades entregues. No total, foram 20 jatos comerciais, 41 executivos e uma aeronave de defesa.

Na área de consumo, a Natura (NATU3) concluiu a venda da operação Avon CARD, presente em seis países da América Central e do Caribe, para o grupo PDC. O valor simbólico de US$ 1,00 foi acrescido de US$ 22 milhões referentes a recebíveis.

Apesar da alienação, a brasileira seguirá fornecendo produtos e licenciando a marca Avon na região, estratégia que mantém a presença da empresa nesses mercados.

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Já a Marisa (AMAR3) foi notificada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a refazer os balanços de 2022 a 2024 e os demonstrativos trimestrais de 2023 a 2025.

A determinação envolve provisões sobre processos tributários de uma controlada e pode alterar indicadores da varejista. A notícia acrescenta mais pressão a uma companhia que já vinha em fase de reestruturação.

No agronegócio, a SLC Agrícola (SLCE3) apresentou guidance da safra 2025/26 com expansão de 13,6% na área plantada, que deve chegar a 836 mil hectares. O avanço reflete a aquisição da Sierentz do Brasil e a aposta em culturas como algodão, soja e milho, além de expectativa de aumento de produtividade.

Enquanto isso, o setor portuário registrou um marco com a saída da Santos Brasil (STBP3) da B3. Após a aquisição pela francesa CMA Terminals, no valor de R$ 5,23 bilhões, a companhia encerrou sua trajetória no Novo Mercado, reforçando a tendência de consolidação no setor de logística.

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Encerrando a rodada de anúncios, a GPS revelou a compra do Grupo Tagg, de São Paulo, especializado em trade marketing e gestão de mão de obra. O negócio, que depende de aprovação do Cade, amplia a presença da companhia em serviços de apoio ao varejo, segmento em crescimento.

O conjunto das movimentações mostra uma sexta-feira de destaque para diferentes setores da economia brasileira, com impactos tanto em empresas voltadas ao mercado interno quanto naquelas de perfil exportador.

José Carlos Sanchez Jr.

José Carlos Sanchez Jr.

Jornalista e redator especializado em economia, finanças e investimentos. É Administrador de Empresas com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

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