Esquerda Progressista
Foto: Ricardo Stuckert/PR / Agência Brasil

Toda pessoa de esquerda ou mesmo dita progressista, não militante, por mais proba, bem intencionada, diligente, cumpridora dos seus deveres, pagadora pontuais de impostos, vai levar um “trauma” pro resto da vida! Está condenada, inexoravelmente!

continua depois da publicidade

Condenada a que, exatamente?

Ora, “elementar, meu caro Watson! Condenada a ser tachada de, entre outros “atributos”, ser conivente com a corrupção! Simples assim! É uma chaga que se leva pro túmulo! Pronto, acabou!

Depois de tudo o que ocorreu nestes tempos passados não tão remotos, mais precisamente depois de “Mensalões”, “Petrolões” (e tantos “ões” da vida), não há escapatória: se você é de esquerda, está condenado!

continua depois da publicidade

O saudoso Paulo Henrique Amorim, incentivado por um leitor de sua coluna no Conversa Afiada, ao revelar ao mundo o “PIG – Partido da Imprensa Golpista”, acertou na mosca. Falando em insetos, qualquer “pernilongo” de fato ou “factoide “sobrevoando” a política virava – como ainda hoje vira – uma manada de búfalos enraivecida e pronta pra destruir qualquer reputação, quase sempre de pessoas e políticos de esquerda, já que quando se trata de político de direita (e, obviamente, de extrema-direita), é mais fácil a comprovação das “patranhas”.

O efeito colateral disso: parece que o pessoal de esquerda tem que “mostrar serviço” sempre, ou seja, de que “não compactuam com qualquer tentativa mínima de “malfeito” de qualquer indício mínimo de corrupção; deve provar todo santo dia que todos são “limpinhos e cheirosos”, que tomam dois banhos por dia, que jamais pisam em cocô de cachorro, etc.

Como se não bastasse essa verdadeira autoimolação, ainda tem muita gente dita de esquerda que é extremamente burra e moralista, quiçá “new udenista”, que não enxerga, num primeiro momento, o perigo de ajudar a ressuscitar o lavajatismo e, por consequência, o de inflar os músculos da extrema-direita.

Para terminar, algumas reflexões.

Lula e o PT não são perfeitos. Aliás, ninguém e nenhum partido são. Pode-se atribuir a ambos o cometimento de erros (não se pretende elencar quais foram aqui nessas breves linhas). Isso vale integralmente para a conduta do Supremo Tribunal Federal e de algum de seus integrantes.

Contudo, fico ao lado do jornalista Luis Nassif, para quem, apesar dos erros cometidos e das críticas que se possa fazer ao PT, o governo Lula representa a civilização, baseada na manutenção da democracia, no respeito às instituições e no pacto social (acrescento: isso vale também e, principalmente, para o Supremo). Para Nassif, o bolsonarismo e a extrema-direita representam a “barbárie”, definida por ele como o linchamento de reputações, a destruição de instituições, o desmonte do Estado e discursos baseados no ódio.

Oportuno citar também o que disse o economista, Paulo Nogueira Batista Júnior (aliás, um crítico do governo): “Só Lula pode nos livrar dos candidatos a vassalos de Trump[1].

Então, se você é daqueles que fez e ainda pretende fazer o “L”, prepare-se para a tensa, árdua e imensa batalha das eleições deste ano. Ademais, por favor, não caia nas armadilhas, pare de dar munição à direita com críticas nem sempre corretas e baseadas em factoides. Lembre-se que a extrema-direita fascista não pensará duas vezes antes de te exterminar.


[1] https://www.brasil247.com/entrevistas/so-lula-pode-nos-livrar-dos-candidatos-a-vassalos-de-trump-diz-paulo-nogueira-batista-junior

Walter José Rinaldi Filho

Walter José Rinaldi Filho

Walter José Rinaldi Filho é cidadão jauense, servidor público estadual aposentado, progressista, com olhar crítico das relações humanas, principalmente as políticas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ainda não há comentários nesta matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima