CadÚnico
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), colocou em operação em 2025 um novo sistema do Cadastro Único, em todo o Brasil, para modernizar atendimentos, integrar bases de dados federais, acelerar cadastros e reforçar mecanismos de segurança e combate a fraudes, após 15 anos sem atualização da plataforma.

continua depois da publicidade

A mudança levou gestores municipais e equipes de atendimento a trabalharem, desde março, com um portal unificado que reúne informações, capacitações e relatórios de análise de risco.

O objetivo é facilitar a rotina de quem realiza entrevistas, garantir maior confiabilidade dos registros e melhorar a experiência do cidadão nas mais de 9,5 mil unidades de atendimento espalhadas pelo país.

Com a nova tecnologia, o preenchimento com o CPF passou a acionar automaticamente cruzamentos com bases governamentais, como registros civis, CNIS, Receita Federal e Previdência Social. Isso agiliza a verificação de dados, reduz inconsistências e diminui o tempo das entrevistas presenciais, que ficaram mais curtas e objetivas, segundo o MDS.

continua depois da publicidade

O CPF tornou-se a chave única do sistema, possibilitando integração futura com a Carteira de Identidade Nacional e plataformas biométricas. O governo também incorporou ferramentas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para identificar movimentações atípicas e possíveis irregularidades, prevenindo fraudes antes que ocorram.

Outro avanço foi a funcionalidade offline, permitindo coleta de informações em áreas sem internet, ampliando a busca ativa e garantindo inclusão de famílias em regiões remotas.

Leia Mais

Assim que o agente retorna ao posto, os dados são sincronizados diretamente com o novo sistema, substituindo o antigo processo manual de transcrição de formulários.

Com mais de 41,6 milhões de famílias inscritas — cerca de 95 milhões de pessoas — o Cadastro Único segue como principal porta de entrada para políticas públicas sociais e, agora, opera com maior velocidade, precisão e proteção das informações dos beneficiários.

Redação IA Dinheiro

Redação IA Dinheiro

Equipe editorial dedicada a explicar decisões do Estado, traduzir políticas públicas e orientar cidadãos sobre como acessar seus direitos e benefícios sociais.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ainda não há comentários nesta matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima