Tarifa Zero
Crédito: Alesp

A fim de discutir a importância da mobilidade urbana e do acesso democrático às cidades, o livro Mobilidade e Qualidade de Vida nas metrópoles: Tarifa Zero, Integração de Modais e Autoridade Metropolitana foi lançado na última segunda-feira (8), às 18h, na Livraria da Vila, localizada no Jardim Paulista, em São Paulo.

continua depois da publicidade

A obra, da Editora Jandaíra, aponta a mobilidade nas cidades como um fator importante para a qualidade de vida das pessoas, especialmente da população periférica.

“No livro, eu parto desses diagnósticos para defender que a mobilidade é um vetor estruturante das desigualdades. A cidade não é democrática quando a tarifa determina quem pode estudar, trabalhar, passear com os filhos ou consultar um médico”, explica o autor, o deputado estadual de São Paulo Mário Maurici (PT-SP). 

O parlamentar também presta homenagem àquele que plantou a semente da tarifa zero no Brasil: o engenheiro Lúcio Gregori, que idealizou o projeto quando foi secretário da gestão de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo.

continua depois da publicidade

“O que Lúcio Gregori nos deixou não foi apenas um projeto, mas um método de pensar a cidade que parte do óbvio, mas que raramente é adotado, de que o transporte é um direito, e não mercadoria. Que, com mais mobilidade, as pessoas têm acesso a mais oportunidades”, afirma Maurici.

Durante o evento de lançamento do livro, o deputado esteve presente para dialogar com o público e autografar exemplares. O lançamento também reuniu parlamentares, acadêmicos, gestores públicos, diplomatas e representantes de movimentos populares.

Agência Brasil

Agência Brasil

Agência de notícias brasileira, pública e de acesso livre, gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ainda não há comentários nesta matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima