A empresa britânica Fnality, especializada em soluções de pagamentos para instituições financeiras com base em tecnologia blockchain, levantou US$ 136 milhões (cerca de £99,7 milhões) em uma rodada de investimentos Série C. O novo aporte permitirá expandir o sistema já em operação no Reino Unido para outras moedas globais, incluindo dólar e euro, e reforçar a criação de uma infraestrutura multiativos para o mercado financeiro.
Prefere ouvir o artigo? Então aperte o play!
Apoio de gigantes do setor financeiro
A rodada foi co-liderada por WisdomTree, Bank of America, Citi, KBC Group, Temasek e Tradeweb, com participação de pesos pesados como Banco Santander, Barclays, DTCC, Euroclear, ING, Nasdaq Ventures, State Street, UBS, BNP Paribas e Goldman Sachs.
Muitos desses investidores já haviam participado da Série B, em 2023, que garantiu £77,7 milhões para o lançamento do Sterling Fnality Payment System, voltado a liquidações em libra esterlina com uso de tecnologia de registro distribuído (DLT).
Expansão para dólar e euro em andamento
De acordo com comunicado da empresa, os recursos da nova rodada financiarão iniciativas estratégicas que incluem a criação de sistemas de liquidação em dólar americano e, futuramente, em euro. O projeto em dólares já está em negociação com reguladores nos Estados Unidos e, segundo a Fnality, vem avançando de forma consistente.
A expectativa é que a entrada de instituições europeias como ING, Santander, KBC e Euroclear acelere também a estruturação de uma solução em euros, ampliando a interoperabilidade do sistema no continente.
Leia mais
Integração com stablecoins e depósitos tokenizados
A empresa pretende ainda posicionar sua rede como infraestrutura de liquidação para novos formatos de dinheiro digital, incluindo stablecoins e depósitos tokenizados.
Segundo a Fnality, a meta é oferecer interoperabilidade entre diferentes sistemas de pagamento, ajudando instituições a gerir liquidez com maior eficiência em um ambiente financeiro cada vez mais digitalizado.
O movimento reforça a tendência de grandes players globais apostarem na tokenização e no uso de tecnologias baseadas em blockchain para transformar os mercados financeiros, reduzindo custos e ampliando a velocidade das transações.